Narrativas do Submundo
- MILE LAB
.png/v1/fill/w_320,h_320/file.jpg)
- 10 de out. de 2024
- 3 min de leitura
A rua ganha voz e a noite revela segredos ancestrais. "Espetáculo do Submundo" é uma celebração da vida periférica, um manifesto à prosperidade cultural e narrativa das comunidades marginalizadas, e um reconhecimento do caos como elemento fundamental na construção de identidades e cosmologias periférica.


Visão de Andy Reis
Desenvolvemos uma linguagem própria que se refere ao submundo e a tudo o que é considerado subcultura, com a intenção de dar poder às nossas narrativas. Utilizamos nossa pesquisa como artistas dentro do movimento afro-surrealista, explorando a estética literária, artística e cultural
''O afro-surrealismo busca trazer novas perspectivas artísticas, levando em consideração as vivências de indivíduos racializados em uma sociedade que lhes nega o direito de sonhar e imaginar''
Nosso ponto de partida foi destruir a imagem colonial sobre nossos corpos, devolvendo-nos a autonomia sobre nossas histórias e colocando a rua, comum na vivência periférica, sem protagonismo. A rua era a premissa, nossa professora, o meio e o início de tudo novamente.
A história que contamos nesse trabalho era repleta de fábulas, mitologia, cosmologia, uma crítica à cosmofobia, e imagens oníricas que revelavam um sentimento de estranheza, um terror ambíguo na linha tênue de comunicação entre o sagrado e o

Visão de Breno Luan
à tudo que nos ronda nos 4 canto da rua, construímos a imagética do que conflui nosso corpo marginal diariamente, da forma que genuinamente nos liga diretamente com o sagrado. exu, quem comunica o incomunicável, nesse projeto é colocado como princípio — não é a toa a primeira cena — de tudo que nos é desenrolado ligeiramente da ponte pra cá, possibilitando um olhar apurado de quem constrói com sentimento verdadeiro essa obra visual, honramos com muito cuidado & pureza no fazer, esse que nos acompanha muito antes de pisarmos no chão que pisamos hoje.
trouxemos uma arte que, para além de colocar a rua (e diretamente a roupa) como protagonista, detalhamos o caminho trilhado pela mile lab até o que tem se construído no dia de hoje; através de elementos de arte, revistas, grimório, livros, jornais e etc, que conversem com a construção do que é o que é hoje. 7 anos de caminhada desse laboratório de pesquisa, são muitas histórias escritas dentro dessa trajetória de fazer arte marginal no mundo a fora. traremos também, elementos de candomblé nos seus mínimos detalhes — pra criar essa relação que a gente constrói dentro da poética — com muita delicadeza e saber fazer no que se propõe na mão de obra, sem cair no fatídico erro de utilizar a religião sem embasamento, acredito que só foi possível trazer elementos de axé justamente pq a gente compreende cada elemento que quer colocar ali dentro.
Fizemos um grandioso trabalho que explodiu a semântica do audiovisual de quebrada, entregando excelência marginal & mostrando o que é possível dentro da criação quando mentes genuinamente geniais se encontram.

Visão de Milena Nascimento
A realização do editorial e gravação do fashion film, teve como intuito capitar a energia da noite periférica, do dançar em meio ao caos que permeia as vielas e entranhas das favelas; exaltar a beleza e aspectos que torna nós, quem somos. Temos como propósito, construir a partir das vivências de rua, obras artisticas vicerais e fora da curva, construindo o imaginário do que será nossa história em quadrinhos no futuro. Fizemos da rua, a maior protagonista dessa história.
O projeto consistiu na criação do editorial e fashion film, mas que não se resumiu a isso. O projeto abriu as portas para que a nossa comunidade pudesse atuar junto com a gente. O editorial colaborativo está sendo a maior manifestação artística já realizada pela Mile Lab, em celebração aos seus 7 anos de história. Tivemos um time estimado de 96 criativos em movimento pela existência e resistência da arte de rua. O editorial não teve como intuito apenas a criação e disseminação de imagens no mundo, mas construir a partir disso, ações afirmativas que promovessem a cena do underground e valorizassem o fazer artístico marginal e seus criadores. Com isso, estamos trazendo ações culturais em diversas frentes como exposição de arte, rodas de conversas, exibições presenciais do fashion film, e o baile do Submundo, celebrando esses 7 anos de existência.

Comentários