top of page

ESPETÁCULO DO SUBMUNDO

Espetáculo do submundo é uma coleção que se refere à energia noturna das periferias. É o caminho que corpos periféricos percorrem à espaços de celebrações e movimentos culturais como os bailes, sambas e giras. O espetáculo retrata a subjetividade do cotidiano marginal sob uma perspectiva que adentra o escuro. O que para muitos a noite pode ser o tempo de descanso, recolhimento ou sinônimo de perigo, para o favelado é quando seu coração pulsa mais forte, quando a adrenalina de priorizar a vontade de viver acima do medo, grita muito mais alto. É quando os seus passos são guiados pelo som do xeque mate, dos automotivos, da viola no samba, ou pelo estralar das mãos dos Ogãs nos atabaques. É nas noites que o submundo brilha.

 O palco desse espetáculo são as ruas, que não se limita como cenário, mas sim como a grande protagonista desse show. A rua é a que motiva, que estimula e também educa, é a que permite os caminhos de serem cruzados, de possibilidades serem criadas, é quem ouve nossos anseios e leva pro mundo nossas vontades. E nós favelados, somos parte desse elenco, que contribui para que a rua tenha seu devido reconhecimento. 

Eu acredito piamente que poderia nos descrever como os mocinhos, mas nossos corpos sempre foram vistos como os vilões dessa história, a final, o que são os vilões se não marginais? Talvez por isso nós reconhecemos tanto nos antagonistas dos quadrinhos. Vestimos nossos melhores kits como armadura, botamos nossas mascaras e pisamos na rua para fazer parte desse espetáculo, enquanto temos um sistema corrompido, perpetuando a cada momento aquela certeza de que nós somos os vilões. 

Então que assim seja, enquanto a cultura marginal e suas manifestações artistas forem sinônimos de indisciplina e criminalidade, nós iremos subverter e ressignificar nossa existência. Continuaremos sendo aqueles que bota o terror e faz a noite pegar fogo, aqueles que não abre mão do seu copo de Jack, da sua cerveja e do som alto na rua. Continuaremos sendo aqueles que não deixará de exercitar a nossa fé, de honrar e reverenciar a energia da noite, que acompanha cada corpo marginal nos becos, vielas e encruzilhadas dentro da favela. 

São as manifestações culturais do submundo que guiam nossa coleção, onde cada look foi inspirado em pessoas que de fato vivenciam a realidade na favela e estão ativamente fazendo a manutenção desses movimentos nas noites. As peças carregam a identidade da marca, como as silhuetas oversized, calças cargos, parachutes e jacos volumosos. Com uma grande atenção na funcionalidade, pensando ergonomicamente em cada peça, que foi projetada para acompanhar e comportar todo cotidiano do nosso público, desde o trabalho até o baile no final da noite ou até a gira no terreiro. 

Como parte dos nossos valores enquanto coletivo, onde sempre buscamos reverenciar nossa ancestralidade em nossos projetos, essa coleção vem como uma forma de honrar Esú, o dono da fala, das encruzilhadas, aquele que abre nossos caminhos e nos permite pisar com firmeza. Esú é a sexualidade que pulsa na favela, Exu é a própria rua, é quem rege com maestria o Espetáculo do submundo.

bottom of page