top of page
Buscar
Foto do escritorMILE LAB

A beleza do Submundo

A equipe de beleza mergulhou nas vivências de rua, trazendo à tona uma estética visceral e provocadora, que foge dos padrões convencionais e celebra o caos como uma forma de arte, dando vida ao Espetáculo do Submundo.


Por Milena Nascimento

 

Fotografia por Amanhecceu

A equipe de beleza do editorial e coleção "Espetáculo do Submundo", do Laboratório de Criação e Pesquisa de Moda Marginal Mile Lab, desempenhou um papel fundamental na construção de uma identidade que vai além da estética convencional. Com talento e sensibilidade, elas captaram a essência da noite periférica, traduzindo o caos das vielas e a energia das favelas em formas de expressão que exaltam a beleza forte e legitima de quem somos.


Cada detalhe do trabalho de beleza foi pensado para destacar a individualidade e a força das vivências de rua, criando um visual visceral e impactante. As maquiagens e cabelos, cheios de ousadia e fora da curva, foram fundamentais para dar vida ao conceito da coleção: uma obra artística que constrói o imaginário de uma história em quadrinhos, cheia de identidade e propósito, e que reflete o passado, presente e futuro da cultura marginal.


A equipe de beleza mergulhou nas vivências de rua, trazendo à tona uma estética visceral e provocadora, que foge dos padrões convencionais e celebra o caos como uma forma de arte.


 

barbara delalibera

Beleza


'' Ter a oportunidade de trabalhar e colaborar com a Mile Lab foi essencial para que eu me enxergasse e me reconhecesse como criativa. Acredito que todo artista passa por vários processos em suas criações e entendimentos, especialmente quando se trata de alguém que, além da arte, precisa se dedicar a outros corres. Para quem é de quebrada, é extremamente difícil. Muitas vezes, damos tanta atenção ao trabalho que esquecemos de nós mesmos, enquanto indivíduos, enquanto corpos de resistência. Ser artista e trabalhar com criatividade exige tempo, responsabilidade e espiritualidade.

Quando me inscrevi para o editorial, eu sabia que iria participar, era como um sopro no meu ouvido. Estava em um momento muito confuso, numa batalha interna intensa, e ao ver essa oportunidade, entendi que aquilo poderia me ajudar a me reconectar e fazer as pazes comigo mesma e com minha criatividade.

Meu processo criativo é muito intuitivo. Acho importante termos tudo em mente ao trabalhar em produções, mas com a Mile Lab, me senti muito livre para criar e desenvolver qualquer brisa que surgisse. Foi assim que nasceram todas aquelas expressões artísticas em forma de maquiagem. Segui as referências e assinei com meu toque pessoal. A fluidez do ambiente, a música, as pessoas, a energia... tudo foi extremamente importante para que eu criasse e desenvolvesse as belezas. Maquiagem nunca é só maquiagem. Entender maquiagem como expressão artística é algo essencial, e poder criar dessa forma me fortaleceu muito.

Amei conhecer cada pessoa ali. Eu fui a pessoa mais feliz do mundo no set e nas locações, porque consegui ser eu mesma e me doar 100% ao meu trabalho. Tenho certeza de que colaborar com a Mile Lab foi algo escrito ou predestinado de alguma forma. Quando estamos em um momento difícil, precisamos voltar para dentro de nós mesmos, e esbarrar com essa oportunidade, cercada de pessoas tão parecidas comigo em propósitos, espiritualidade e arte, me fez sentir viva! Agradeço todos os dias pela vida e pelos orixás por me presentearem com esse projeto lindo e pelas pessoas incríveis que conheci. ''


 

Pietra Nazareth 

Beleza


'' Ter sido selecionada para participar do editorial colaborativo é uma memória muito feliz pra mim. E ter ido até lá participar foi mágico, eu sei que deve parecer clichê e que todo mundo deve dizer isso mas foi a realização de um sonho, e todas as orações da Milena se concretizaram, eu criei conexões reais e portas se abriram pra mim. Já estou trabalhando com as pessoas que conheci lá, e com pessoas que conheci trabalhando com eles, é muito forte ver todo mundo se ajudando e criando uma rede de criação e arte coletiva, que sempre foi dito como o objetivo do projeto. Desde que eu acessei o moodboard e que nos foi apresentado o roteiro/tema do editorial eu já comecei a imaginar como comunicar isso através da beleza. A maquiagem também é isso, um veículo de comunicação, ela também é política e um meio de expressão muito potente. Eu acredito que tenha sido selecionada por ter um pensamento alinhado com o da lab, de que a moda está nas ruas de SP e que podemos observá-la todos os dias na rua, a maneira como NÓS nos vestimos e no maquiamos é uma moda muito viva, cultural, de um nicho invizibilizado. Uma maquiagem com delineados afiados, lábios de NEGRONA, risquinho na sobrancelha, e referências de palhaço, e piercing falsos, tudo os NÓS usamos pra nos expressar e tudo oq nos representa no dia a dia na rua foi oq me inspirou, e ainda vai ser muito visto por aí, podem anotar ''


 

Sarah Marques

assistente de beleza & Modelo


Fotografia Amanhecceu

''Primeiramente, quero começar agradecendo à equipe da MILE LAB por me dar essa oportunidade incrível e confiar no meu trabalho. Foi uma experiência surreal, onde trocamos energias que não consigo explicar. Só o fato de eu poder ser eu mesma, sem medo ou vergonha de quem sou, é algo muito foda. Foi um processo de autoconhecimento, de mostrar a mim mesma do que sou capaz.

Quando entrei nesse projeto, fui me descobrindo e tive a certeza do que quero ser. Saber que somos livres para ser quem somos, sem nos importar com opiniões medíocres, é libertador. Não nascemos em berço de ouro, e eu sei que sou uma mulher periférica que precisa correr atrás do que é meu! Como posso dizer? Somos "excelência", e o sistema não está preparado para essa conversa. A periferia vai fazer história! Ops, já estamos fazendo…''


 

Jacqueline Souza 

hairstylist

Fotografia Amanhecceu

'' Eu admiro a história e a trajetória da LAB há um tempo, e sempre achei muito foda. Sou consumidora dos produtos, e quando vi a oportunidade de participar desse projeto, mandei uma mensagem no Instagram contando um pouco sobre mim e como eu poderia ajudar. Confesso que sem muita esperança. Quando saiu a lista dos selecionados, eu não estava lá... Mas então veio uma mensagem que foi um grande susto! A Milena me mandou uma mensagem perguntando se podia me colocar no grupo. Eu fiquei meio perdida, mas com as instruções, consegui me achar e me sentir confortável com o projeto, já que, até então, eu seria a hairstylist.

Quando cheguei na casa onde ficaríamos, você olhou para mim e disse para a Milena: "E se ela modelar também?" Naquele momento, fiquei em choque e quase não aceitei kkkk. Mas acabei me permitindo, porque eu sabia que tudo ali era incrível, embora jamais tivesse imaginado que seria tão grandioso e com uma força surreal!

Naquele momento, eu estava meio perdida comigo mesma, tanto profissionalmente como cabeleireira quanto com minha autoestima. E você me mostrou que sim, eu posso fazer diferente. Ser modelo foi algo que, nem nos meus sonhos de criança, eu imaginei que conseguiria (por conta da cor e do peso). Mas vocês me deram a oportunidade de ser diferente, de fazer acontecer e de mostrar para o mundo que PRETOS, PERIFÉRICOS E COM CORPO NÃO PADRÃO podem, sim, ser vistos em fotos, vídeos e muito mais! Agradeço muito aos orixás por terem colocado vocês na minha vida. Vocês expandiram a minha realidade e me fizeram sonhar novamente.

Obrigada por acreditar no meu trabalho e no meu potencial! FAZ O Ⓜ️ ♥️🥹✨ ''


 

Giovanna Ferraz 

Hairstylist


Fotografia Amanhecceu

'' Me inscrevi faltando 10 minutos para o final da seleção dos participantes do projeto, depois de dias me questionando se eu realmente tinha algo a contribuir. Quando vi meu nome entre os selecionados, fiquei imensamente feliz e honrada com a oportunidade. Sou do interior de SP, onde raramente há iniciativas voltadas para a periferia, muito menos para a moda e a arte alternativa, especialmente a marginalizada. Participar deste projeto foi importante para mim, pois coincide com o tema do meu TCC, que será apresentado no final do ano.

Esse sentimento de estar alinhada com o projeto se intensificou ainda mais ao saber que Exu também seria celebrado, uma entidade que tem transformado minha vida e aberto meus caminhos. No início, me senti ansiosa, preocupada em dar o meu melhor e atender às expectativas, mas fui recebida com tanto cuidado, conforto e confiança por uma equipe maravilhosa, onde todos estavam em harmonia. Isso me permitiu deixar a insegurança de lado e trabalhar com leveza, fazendo o que sei fazer bem.

Essa experiência, em menos de 2 meses, já movimentou muito minha vida. Agora eu reconheço a qualidade do meu trabalho, e quase toda a minha renda vem das tranças e outros serviços capilares que faço. Expandi meu networking e tenho trabalhado mais pela capital, inclusive participando de outros projetos. Fico sem palavras para descrever o quanto minha vida mudou depois de fazer parte do Espetáculo do Submundo II, não apenas profissionalmente, mas também internamente.

Obrigada, Mile Lab. Não canso nunca de fazer o “ M ”.


 

Nicolly Dandara 

Hairstylist


'' Foi incrível fazer parte desse projeto!! É lindo demais ver várias pessoas, de vários lugares e com trampos impecáveis todas juntas fazendo esse corre dar certo. Aos poucos as fotos estão saindo e é muito bom ver um pouquinho do meu trabalho ali, agradeço demais pela oportunidade de mostrar isso pro mundo!!!  ''








 

Petra Maria Sepulvida 

Assistente de beleza


'' Sou da Zona leste, Cidade Tiradentes. Eu trabalhei como assistente de maquiagem, fiz a pele de alguns dos modelos. As experiências com a MileLab sempre são acolhedoras e um mergulho no próprio interior, para compreender o que de fato amamos fazer, sou grata a marca e a Mile, me sinto resgatada do cotidiano onde trabalhamos para sobreviver e não nos dão oportunidade de viver do que amamos. Sendo transsexual e periférica, sempre senti que precisamos percorrer e produzir 3 vezes mais para que o nosso trabalho seja minimamente reconhecido. MileLab desde a minha primeira interação e trabalho para a marca fizeram com que eu sentisse a valorização do nosso esforço, por isso quando se trata da MileLab eu trabalho com muito gosto e paixão, pois estou nesse espaço de reconhecimento e representatividade marginal e periférica. Desejo todo o sucesso do mundo para todos que fizeram parte desse trampo, que seja porta de abertura para muitas pessoas, inclusive para mim como produtora de moda.''


O resultado é uma obra visual que não só enriquece a narrativa da coleção, mas também constrói um novo imaginário, projetando a história das ruas em uma HQ do futuro que contará as histórias da nossa identidade. A Mile Lab agradece imensamente a cada profissional envolvido, por tornar esse espetáculo do submundo uma expressão poderosa de quem somos e de quem seremos.



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page