top of page
MileLab_porHickDuarte-19_edited.jpg

BAOBÁ 2020/2021

O propósito da MILE LAB foi aproximar a periferia de narrativas que tragam esse elo e o sentimento de pertencimento com a sua verdadeira história. Compreendendo o contexto sociocultural, resgatando as raízes, conhecimentos e técnicas ancestrais como a reutilização de resíduos para redescobrir e costurar a identidade marginal. E dessa forma poder se perpetuar pelo tempo e consolidar a linha histórica da indumentária periférica.

A Coleção Cápsula BAOBÁ é um manifesto da cultura popular e identidade negra e periférica, com o propósito de dialogar sobre a potência que o corpo periférico estabelece com seu físico, mental e espiritual ao descobrir o seu lugar no mundo a partir do movimento do resgate ancestral.

 

O Baobá é uma representação simbólica de luta eresistência para o povo negro advindos da díaspora Africana. Trazendo em sua história, uma forte relação com a ancestralidade. O Baobá dentro dessa coleção, representa o corpo periférico e a força ancestral que este corpo carrega quando desperta o seu Asé, reestabelecendo um vínculo com a sua história.

A coleção foi criada em 2020, e nasceu na Ilha do Bororé, na casa Ecoativa. Contando essa história através de artistas locais que compôs o casting, fotografados por Vinicius Marques e filmados por Jaqueline Santos. A trilha sonora foi construida por Milena, Breno Luan, Alan Zas, Lucas Silva, e Stéphanie. E ao longo de 2021 a coleção se desdobrou sendo a estreia da Mile Lab na SPFW. 

Como uma forma de resgatar a história através da indumentária,determinados elementos como o uso de tons claros, búzios, rendas euma silhueta volumosa predominante, representa de maneira simbólica, a cultura de terreiro, as giras e rodas de capoeira. Utilizando de matéria-prima predominante o algodão, que fora muito bem representado através do moletom Eco Squash e sarjas da VicunhaBrasil, rendas e cetins da Tex Prima LOF e a renda que se origina dos resíduos de cortina do antigo barracão de Dona Arlene, avó de Milena Nascimento.


Para a estreia na SPFW, a construção de cada peça foi muito elaborada e confeccionada pelas mãos do Andres Acuna, Danilo Chagas e Milena Nascimento, onde o styling repleto de afeto assinado por Daniel Ueda enriqueceu e potencializou cada peça aos olhos e às lentes de Hick Duarte. O cabelo e maquiagem foi minuciosamente criado pelas mãos cuidadosas de Leticia Mestiça e Camila Anac, que se atentaram em valorizar e realçar a beleza dos modelos Weslley Baiano e Rosa X.

bottom of page